terça-feira, 28 de abril de 2009

GLOBALIZAÇÃO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO



CONDIÇÕES FAVORÁVEIS

Para que o processo de globalização atingisse os meios de produção, foi necessário que houvesse no mundo condições favoráveis para tanto. O fator que mais contribuiu para isso foi o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte.
Na década de 1950, russos e norte-americanos iniciaram a corrida para a conquista do espaço sideral. Por trás dessa corrida, estavam interesses militares e comerciais. Tais interesses trouxeram como lucro, entre tantas coisas, o lançamento de satélited de telecomunicações. Graças a esses satélites é possível nos comunicarmos com qualquer canto do planeta via telefone, fax, televisão, rádio e internet.
A partir do momento em que ficou fácil falar com qualquer pessoa, estava detonado o processo de integração dos povos. E empresários, políticos, profissionais liberais, artistas e esportistas se valeram de tais facilidades para desenvolver seus negócios. Com isso, o comércio exterior de muitos países foi acelerado.
O meio de transporte que mais se desenvolveu para acompanhar o processo das telecomunicações foi o avião. Um comnsórcio franco-britânico produziu o Concorde, que voa com velocidade superior à do som, que é de 1,225 km/h.
A globalização acabou com a nacionalidade dos produtos. E aumentou ainda mais a febre do consumo.
Numa primeira etapa, os comerciantes ficaram felizes com o volume de vendas. Mas o país como um todo não ficou. As importações trouxeram consigo a concorrênci desleal do preço baixo. Desse modo, os produtos nacionais perderam muito do seu poder de competição e várias indústrias diminuíram seus faturamentos.


GLOBALIZAÇÃO E RIQUEZA

O processo de globalizante se impôs ao mundo como uma verdadeira epidemia. Para os ricos é uma maravilha poder viajar pelos quatro cantos do planeta, conectar-se à Internet, comprar carros e exibir celulares em cores. Mas para os pobres é um desastre.
O maior problema da globalização foi que pegou muita gente desprevinida. O Brasil tem passado por maus bocados na corrida global. A massa de excluídos sociais no mundo tem aumentado muito.
É preciso trabalhar ostensivamente em projetos para o nosso desenvolvimento.

Nenhum comentário: